Bolo ou Cuscuz de Tapioca?

Eu adoro o bolo de tapioca da São Braz, cafeteria recifense. Este final de semana, tentei reproduzi-lo em minha cozinha. No meio do processo, quando já me gabava antecipadamente do sucesso, mainha se lembrou que nunca ninguém na história desta família havia acertado esta receita. Da última vez, quando ela tentou, virou o que aqui se chama pelas feiras de "grude". GRUDE, repito, era tudo o que eu não queria que o meu bolo virasse. Comecei a olhar com certa desconfiança para massa que crescia bonita na fôrma… Mas no fundo do coração sem humildade, eu imaginava que meus santos de devoção não me abandonariam nesta hora… E não abandonaram. O bolo vingou. Não "grudou"… Mas… Ainda não é o bolo de tapioca dos meus sonhos. Achei que levou líquido demais e a massa ficou meio mole… O gosto do leite de coco se sobressaiu aos demais sabores. Há a necessidade de se ajustar esta receita . Minhas últimas pesquisas me deixaram em dúvida se o que eu quero é um bolo ou um cuscuz de tapioca. Suspeito que seja um cuscuz, posto que não vai ao forno e não leva trigo. Descobri que o cuscuz se faz com água ou com leite, à escolha do freguês… Hummm.. E agora? Não aguento esperar o fim de semana para testar esta receita novamente. Será que o bolo/cuscuz da São Braz leva leite? Por que esta receita não está no Comida & Tradição? Snif.
Ah… Os melindres dos doces…. É preciso ter paciência e insistir para se chegar ao ponto ideal. Eu sou apaixonada pela doçaria pernambucana… Mas respeito as suas complicações.

Anúncios

Sobre Fabiana Amorim

Filha de uma mãe e mãe de um filho. Escrevinhadora rodrigueana que tenta ser uma boa pessoa quando tem vontade. Ou não.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Bolo ou Cuscuz de Tapioca?

  1. Magna Suzana disse:

    A receita é a seguinte. 1 Tapioca, 1 litro de leite quente quase fervendo. O coco tem que ser fresco (1 coco ralado, compre em feiras livres) e bata no liquidificador com um pouco do leite quente, para ficar mais fino. 1 lata de leite condensado (a marca faz a diferença). Mistura td e não precisa rezar. Bom apetite.

  2. Dorinha disse:

    Mas me diga Magna, depois de bater a massa no liqüidificador, estavam ao forno e por quanto tempo ou na geladeira e por quanto tempo?
    Beijos,
    Dorinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s